Socialista Morena
Politik

Reviravolta na Bahia: ACM Neto vai apoiar Lula já no primeiro turno?

Luciano Bivar, do União Brasil, pode desistir da disputa em favor do petista, abrindo caminho para uma aliança antes impensável

ACM Neto e o petista Jeronimo Rodrigues em evento, em abril. Foto: reprodução
Da Redação
28 de julho de 2022, 18h31

As sinalizações do pré-candidato à presidência pelo União Brasil, Luciano Bivar, de que pode sair da disputa para apoiar Lula ainda no primeiro turno deve causar um efeito impensado na disputa eleitoral na Bahia: o ex-prefeito ACM Neto, favorito nas pesquisas para o governo do Estado, também apoiaria o petista imediatamente.

Bivar, que foi presidente do PSL, o partido que levou Jair Bolsonaro ao Planalto, hoje é oposição ao governo, assim como Neto, que apoiou Bolsonaro em 2018 e hoje aciona a Justiça de forma recorrente para que o PT baiano não o associe ao presidente da República. Na última segunda-feira, 25 de julho, o TRE-BA proibiu, em decisão unânime, a associação do pré-candidato ao governo a Bolsonaro em relação ao aumento dos preços da gasolina e dos alimentos, e ainda determinou multas ao PT, PCdoB e PSB.

Bivar e o União Brasil teriam pedido ao PT que retire a candidatura de Jerônimo Rodrigues à sucessão do governador Rui Costa e anuncie a adesão a Neto em troca do apoio a Fernando Haddad em São Paulo. Segundo o colunista Guilherme Amado, do portal Metrópoles, isso teria feito, porém, o acordo travar. Mas, nos bastidores, as conversas continuam. A pergunta é: os petistas baianos vão topar se unir a seu rival histórico?

Bivar e o União Brasil teriam pedido ao PT que retire a candidatura de Jerônimo Rodrigues à sucessão do governador Rui Costa e anuncie a adesão a Neto em troca do apoio a Fernando Haddad em São Paulo. Os petistas baianos vão topar?

Embora as pesquisas apontem ACM Neto em primeiro lugar e com chances de vencer em primeiro turno, o voto Neto-Lula ou “LuNeto”, como foi apelidado, tem sido detectado entre os eleitores do pré-candidato ao governo. No entanto, Jerônimo cresce nas pesquisas quando aparece associado ao ex-presidente. Em entrevistas, Neto, que sabe que pode perder votos se criticar Lula, tem elogiado o petista.

No começo do mês, comentando declarações do ex-presidente de que apoia Jerônimo, mas que nunca fez distinção ideológica entre governadores quando estava no poder –ao contrário de Bolsonaro–, Neto disse que o eleitor é livre “para casar quem ele quiser”.

“Me parecem declarações sensatas, adequadas. Ninguém vai esperar que ele não se manifeste a favor do seu candidato, do candidato do seu partido, mas, como as pessoas que têm espírito público, fica claro a possibilidade de um diálogo futuro”, disse, em entrevista à rádio Metrópole. “Não adianta o líder político achar que vai mandar na vontade do povo. O povo é livre e faz suas escolhas. Se vão votar em Neto e Lula, se vão votar em Neto e outros pré-candidatos, é uma decisão do eleitor; O eleitor vai tomar a sua decisão e ninguém vai impedir que o eleitor case ninguém com ninguém. O eleitor vai ter liberdade para casar quem ele quiser.”

Essa nota será atualizada para mais informações nas próximas horas.


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta Corrente: 23023-7
(2) comentários Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Luiz Avelino tuy em 28/07/2022 - 20h01 comentou:

Vejo essa aliança do ACM neto,importante para Bahia, conheci bem o seu avô, e era um Político trabalhador..Lula e ACM Neto…aprovado.

Responder

Zezel em 28/07/2022 - 20h23 comentou:

Não é bom pra nós esse apoio. Neto é oportunista. Ele está vendo o crescimento de Jerônimo quando associado a Lula.
Não podemos permitir que o Carlismo volte!!!

Responder

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Politik

Em carta, Lula rejeita ir para semiaberto e diz esperar por “verdade e Justiça”


Segundo defensores do ex-presidente, intenção é reforçar o pedido de habeas-corpus no STF como caminho para a anulação

Politik

“Justiça” despreza malas e continua a mirar no PT; Lula e Dilma: Palocci mente


Nem a descoberta de malas com 51 milhões de reais, em um apartamento ligado a Geddel Vieira Lima, do PMDB, foi capaz de fazer a "Justiça" brasileira tirar o foco do PT