Socialista Morena
Politik

Lula: “A Lava-Jato tem um pacto com a imprensa, utiliza a imprensa para condenar previamente”

Lula deu entrevista hoje pela manhã, por telefone, ao jornalista Luiz Viana, da Rádio O Povo/CBN, do Ceará, transmitida ao vivo na página do ex-presidente no facebook. Mais uma vez, Lula exortou o juiz Sergio Moro a apresentar “provas” de que cometeu crimes, e se disse “ansioso” para depor no próximo dia 3 de maio […]

Cynara Menezes
07 de abril de 2017, 18h01
lulacbn

(Reprodução facebook)

Lula deu entrevista hoje pela manhã, por telefone, ao jornalista Luiz Viana, da Rádio O Povo/CBN, do Ceará, transmitida ao vivo na página do ex-presidente no facebook. Mais uma vez, Lula exortou o juiz Sergio Moro a apresentar “provas” de que cometeu crimes, e se disse “ansioso” para depor no próximo dia 3 de maio em Curitiba.

“Se tem um cidadão brasileiro, dos 204 milhões, que quer a verdade, a mais pura verdade dos fatos, sou eu. Prova significa documento, coisa escrita, conta bancária. Eles já quebraram minha conta bancária, meu sigilo telefônico, sigilo da conversa da minha mulher com meus filhos, sinceramente não sei qual é o limite deles em invadir a minha vida. Estou ansioso pelo dia 3 porque é a oportunidade que eu tenho de responder.”

O ex-presidente também criticou a postura do Judiciário, sobretudo do Supremo, afirmando que juiz que quer emitir opinião sobre política “deveria deixar de ter um emprego vitalício e disputar eleição”. Alfinetada no ministro Gilmar Mendes? Outra cutucada foi para o prefeito de São Paulo, João Doria Jr., que segundo Lula está querendo usá-lo como escada para se cacifar para 2018. “Aprendi na vida quando um político quer ter 5 minutos de glória. O fato de o prefeito de São Paulo ficar todo dia me criticando no fundo, no fundo, ele quer que eu o transforme em personagem antagônico e eu não vou transformar. Ele foi eleito para governar São Paulo e tem que cumprir com a obrigação dele de governar São Paulo, precisa parar de fazer pirotecnia e governar de verdade.”

O blog transcreveu os principais trechos da entrevista, onde Lula fez questão de condenar o ataque de Trump à Síria. “O mundo não está precisando de governantes arrogantes.”

Transposição do Rio São Francisco

“Não se trata de saber quem é o pai da criança da transposição. A transposição tem pai, mãe, tem tio, tem filho, neto. Muita gente falou nessa obra e ninguém fez, esse é um dado concreto. Essa obra só poderia ser feita por alguém que tinha a experiência de carregar lata d’água na cabeça, e graças a Deus esse presidente com essa experiência fui eu. A seca é um fenômeno da natureza, as pessoas morrerem por conta dela é irresponsabilidade da classe política.”

Doria

“Aprendi na vida quando é que um político quer ter 5 minutos de glória. E o fato de o prefeito de São Paulo ficar todo dia me criticando no fundo, no fundo, ele quer que eu o transforme em personagem antagônico e eu não vou transformar. Ele foi eleito para governar São Paulo e tem que cumprir com a obrigação dele de governar São Paulo. Precisa parar de fazer pirotecnia e governar de verdade. Só isso.”

Pesquisas

“Eu não estou preocupado com pesquisa, tem dois anos pela frente. Neste momento estou preocupado com o que está acontecendo no Brasil, a desesperança do povo, o desemprego, a tentativa de acabar com a aposentadoria prejudicando milhões de pessoas pobres. O que a gente tem é que mostrar pro povo que o país não tem necessariamente passar pelo que está passando. Já tenho 71 anos de idade, tenho pouco tempo pela frente e quero dedicar esse tempo para ajudar o Brasil a voltar ser feliz. Isso depende muito da qualidade do governo, da credibilidade junto à sociedade. Isso só é possível com um presidente eleito democraticamente.

Ciro Gomes

“Apesar de alguns destemperos verbais de Ciro Gomes, eu tenho carinho e tenho respeito pela lealdade que Ciro teve durante todo o período que trabalhou comigo. Não vai ser uma palavra mal colocada que vai fazer com que eu tenho divergência com Ciro Gomes. O Cid Gomes nós construímos uma parceria extraordinária no governo dele, nos dois mandatos. O Camilo (Santana, governador do Ceará, petista) tem mais de 21 anos de idade e tem liberdade de escolher qual é o candidato dele. Não me preocupei com a declaração do Camilo, respeito a relação que tem com os Gomes, que o apoiaram para ser governador. Eu não conversei com Ciro sobre 2018. Tenho que deixar o tempo passar pra gente ver a política brasileira se arrumar, tá muito complicada a política brasileira. De todos aqueles que estão ligado a partidos políticos quem tem uma performance acima da média sou eu. Temos que esperar um tempo, o PSDB não tá morto, o DEM não tá morto, o PDT não tá morto. Em algum momento, vamos conversar. Só quero que as pessoas tenham clareza que eu levo muito o Ciro em conta, que não vou brigar com ele por qualquer coisa, não. Aprendi a gostar dele. Devo a ele e à coragem dele a feitura do projeto da transposição do São Francisco. Só tenho elogios, não tenho crítica e quero continuar assim, mesmo que a gente seja adversário, porque já fomos duas vezes adversários e o fato de sermos adversários não criou nenhuma rusga entre eu e o Ciro.”

Condenação

“Este é o desejo de alguns adversários, que é preciso fazer alguma coisa para evitar que eu seja candidato. Eu tenho um depoimento para 3 de maio e estou ansioso por este depoimento porque é a primeira oportunidade que vou ter de saber qual é a acusação que tem contra mim, qual é a prova que eles têm contra mim, porque até agora a única coisa que eu ouvi alguém dizer é que não esperem prova, que o que eles tem contra mim é convicção. Um ser humano, para ser condenado, a pessoa tem que mostrar prova para condenar. Eu tenho ficado quieto, só fui um pouco mais explícito quando fui dar o depoimento em Brasília com o juiz federal no caso da obstrução de Justiça, numa delação do Delcídio que era uma mentira. Estou muito tranquilo. Se tem um cidadão brasileiros, dos 204 milhões, que quer a verdade, a mais pura verdade dos fatos sou eu. Prova significa documento, coisa escrita, conta bancária. Eles já quebraram minha conta bancária, meu sigilo telefônico, sigilo da conversa da minha mulher com meus filhos, sinceramente não sei qual é o limite deles em invadir a minha vida. Estou ansioso pelo dia 3 porque é a oportunidade que eu tenho de responder.”

Moro

“Não pretendo dizer nada, pretendo ouvir quais as provas que ele tem contra mim. Eu sinceramente acho que o Moro cumpre um papel importante na história do país. A única coisa que condeno nisso tudo é utilizar a imprensa para condenar as pessoas previamente, sem antes ter as provas. Primeiro o cidadão é jogado no chão, é jogado no limbo, é destruído moralmente e politicamente e depois vai pro julgamento. Deveria ser o contrário: primeiro você prova que a pessoa fez coisa errada, prova que a pessoa pegou dinheiro, prova que a pessoa é corrupta, aí depois você julga, aí você condena. Esse pacto da Força-Tarefa da Lava-Jato com a imprensa é: primeiro você condena pela imprensa, quando o cidadão não tiver mais coragem de levantar a cabeça e sair de casa, aí você julga ele e condena. Acho que cometeram um equívoco em tentar me tratar dessa maneira. Então, vou me defender e com muita tranquilidade esperar para saber quais são as provas que eles têm das mentiras que foram contadas a meu respeito.”

Julgamento do TSE

“Acho que o PSDB tinha que pensar no que está fazendo com o Brasil. A Dilma foi eleita democraticamente, o Temer foi eleito junto com ela, a Justiça Eleitoral convalidou o resultado, a Dilma tomou posse. Agora, você tentar, nessas alturas do campeonato, cassar a Dilma, que já foi cassada? É, no mínimo, uma certa confusão política desnecessária. A desgraça que eles tinham que fazer contra a Dilma eles já fizeram, que foi inventar uma mentira da pedalada que foi fazer com que a Constituição fosse pisoteada para tirar uma presidente legitimamente eleita e colocar um presidente que não foi eleito pelo povo.”

Judiciário

“O Brasil precisa voltar a ter ordem. O poder executivo governar, o poder legislativo legislar. O poder judiciário, sobretudo a Suprema Corte, garantir a Constituição, colocar um pouco de ordem na casa. Eu vejo juiz dando declaração na televisão, fora dos autos do processo, eu vejo juiz todo dia emitindo opinião. Ora, as pessoas que querem emitir opinião sobre política deveriam deixar de ter um emprego vitalício e concorrer a um cargo, entrar num partido político. Vejo delegado dando palpite na política, promotor dando palpite na política. Essa gente que quer fazer política entre num partido e vá ser candidato.”

Ataque à Síria

“É preciso que se apure corretamente se a Síria usou armas químicas mesmo. Você está lembrado que a guerra do Iraque aconteceu porque os americanos afirmaram que Saddam Hussein tinha armas químicas? Invadiram o Iraque e mataram Saddam e até hoje não encontraram armas químicas. Esse presidente americano parece que é meio confuso, eu tenho visto as entrevistas dele, é preciso que o presidente de um país como os EUA tenha equilíbrio. O mundo está precisando de paz, está numa crise econômica desde 2008 que até hoje não conseguiu resolver, o desemprego ainda é grande no mundo inteiro, o comércio no mundo inteiro diminuiu, é preciso que os dirigentes políticos do mundo tivessem tranquilidade para reordenar a economia, fazer a economia voltar a crescer. Já foram investidos mais de 14 trilhões de dólares para tentar resolver a crise financeira de 2008 e até hoje não foi resolvida. Imagina se parte destes 14 trilhões tivesse sido investido para ajudar o desenvolvimento de países pobres, na África, na América latina, na Ásia, como o mundo estaria muito melhor? Foi irresponsabilidade do governo americano bombardear a Síria, o mundo não está precisando de bombardeios, está precisando de dirigentes que dialoguem, se tem algum problema que convoque reunião extraordinária da ONU para que o Conselho de Segurança decida o que vai acontecer na guerra na Síria. Sou contra qualquer ataque, violência gera violência. O mundo não está precisando de governantes arrogantes, está precisando de governos que pensem no futuro da juventude, num mundo melhor, sem guerras, ambientalmente mais qualificado. A paz vale alguns trilhões, a guerra não vale um tostão.”

 

 

 


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta Corrente: 23023-7
Nenhum comentário Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Kapital

Joesley Safadão se livrou dos achacadores da Justiça e da política –e ao mesmo…


Desde a eleição de 2006, a JBS, empresa dos irmãos Joesley e Wesley Batista, figura entre os maiores doadores de campanha no Brasil. Na presidencial daquele ano, o frigorífico doou 12 milhões de reais; em…

Mídia

Não esqueçam: a mídia queria que o presidente do Brasil fosse Aécio Neves


Ao ganhar a eleição, Dilma derrotou ao mesmo tempo o tucano e a mídia. Daí a fúria dos jornais contra ela desde o começo de seu segundo mandato