Socialista Morena
Politik

Editorial: Lula não deve aceitar a prisão e deve pedir asilo político imediatamente

Como vítima de perseguição política, o ex-presidente tem direito a se asilar em algum país que preze pelas instituições democráticas, o que já não é o caso do Brasil

Foto: Ricardo Stuckert
Cynara Menezes
05 de abril de 2018, 00h29

O Supremo Tribunal Federal decidiu hoje, por 6 votos a 5, não conceder habeas corpus ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado em segunda instância, sem provas, pelo TRF-4, de Porto Alegre, em janeiro. A presidenta do STF, Carmen Lúcia, em voto de Minerva, poderia considerar o princípio de in dubio pro reo, mas preferiu negar o pedido da defesa do petista.

Na opinião deste site, Lula não deve aceitar uma prisão injusta, resultado de uma perseguição política que se confirmou nos últimos dias com a absurda pressão de generais do Exército sobre o STF, condicionando a aceitação do habeas corpus a uma intervenção militar. Uma brutalidade contra um homem de 72 anos que há 40  dedica a vida ao Brasil e aos brasileiros, sobretudo aos mais humildes. Em qualquer país sério, estaria recebendo homenagens e não algemas.

O Brasil vive um estado de exceção desde que uma presidenta eleita, Dilma Rousseff, foi arrancada do cargo em 2016 por um golpe parlamentar liderado por um político que se encontra neste momento na cadeia, auxiliado pela mídia comercial e por magistrados partidários que transformaram a “Justiça cega” em caolha, capaz de enxergar corrupção apenas no PT. Ou todas as acusações feitas ao PSDB, partido sócio de Michel Temer, não seriam sumariamente arquivadas ou prescritas.

Ao perseguir Lula, a direita brasileira deu provas de sua covardia em relação às urnas. Escancarou o medo diante de uma possível vitória de Lula em 2018

Desde 2014 a operação Lava-Jato revirou a vida de Lula pelo avesso. Não encontrou uma só conta bancária no exterior. Nenhuma mala de dinheiro. Nem um mísero telefonema em que fosse flagrado em alguma ação criminosa. Bem ao contrário de seus adversários, que continuam em seus cargos e seus palácios, como se nada tivesse acontecido. Os procuradores que viraram piada com o power point não conseguiram provar que o triplex era de Lula, mas a “Justiça” o condenou por “convicções”. Como concordar com uma arbitrariedade dessas? Como baixar a cabeça e simplesmente acatar a sentença, como quer a presidenta do STF?

A direita brasileira deu provas de sua covardia em relação às urnas, ao julgamento popular, à democracia. Escancarou o medo diante de uma possível vitória de Lula em 2018, que seria a quinta do PT à presidência, cumprindo a vontade do povo e contrariando o consórcio midiático liderado pela Rede Globo. O PT derrotou a Globo quatro vezes com a força do povo. Só restou à emissora golpista patrocinar a prisão de um homem inocente.

O objetivo maior desta perseguição é esmagar não só o PT, mas a esquerda inteira. Quem é de esquerda e não se revolta contra essa prisão atenta contra seu próprio futuro

O objetivo claro dessa perseguição é destruir, com a prisão de seu líder, o partido de esquerda mais competitivo que o Brasil já conheceu, com reais condições de chegar ao poder ainda hoje. Apesar do massacre, Lula aparece à frente de todas as pesquisas de opinião. Mesmo preso, o ex-presidente seria capaz de influenciar a decisão de milhões de eleitores, daí a dúvida de que as eleições acontecerão de fato. Mas que ninguém se engane: o objetivo maior é esmagar a esquerda inteira. Quem é de esquerda e não se revolta contra essa prisão atenta contra seu próprio futuro.

Rejeitado o habeas corpus, o ex-presidente pode ser preso a qualquer momento. Chegou a hora de Lula marcar posição internacionalmente de que sua condenação é uma condenação política. Como qualquer vítima de perseguição política, e até para garantir sua integridade física, o ex-presidente tem direito a pedir asilo em algum país do mundo que preze por suas instituições democráticas, o que já não é o caso do Brasil.

Vai ser livre, Lula. Você merece.

 


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta Corrente: 23023-7
(70) comentários Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Vítor saydelles em 05/04/2018 - 00h43 comentou:

se Lula quisesse preservar a resistência de defesa ideológica fundado nos direitos e garantias sociais do Povo deveria se asilar em alguma embaixada, mas não é o feitio dele.
sua vaidade quer transformá-lo em mártir e a prisão faz parte da moldura da personalidade populista.
fez uma caravana terminando em Curitiba, cidade do algoz perseguidor na data em que poderia ser preso. Agora vê o fim da sua liberdade no ventre do seu Sindicato. O mito do herói se perfectibiliza. bola ao centro e nova partida. Haverá um novo líder que construirá uma resistência coletiva e popular.

Responder

    ÂNGELA ALMEIDA em 05/04/2018 - 21h27 comentou:

    É mesmo? Quem, por exemplo? Bolsomerda é que não será!

    Julia em 06/04/2018 - 15h21 comentou:

    LULA não precisa e nunca usou nenhum evento ”espetaculoso” para ganhar atenção de quem quer que seja. Ele é lutador, tem garra, tem o POVO com ele. Muito antes de se tornar presidente da República já unia multidões em torno de ideais. Quem gosta de holofotes é o juiz moro, que aliás já deveria ter sido execrado.

Gustavo em 05/04/2018 - 00h50 comentou:

Esse blog é tão criminoso quanto os condenados que defende

Responder

    Cynara Menezes em 05/04/2018 - 21h08 comentou:

    tá querendo censurar? que incômodo que um singelo site causa na todo-poderosa direita

    ÂNGELA ALMEIDA em 05/04/2018 - 21h29 comentou:

    Olha só: um coxinha que se acha!Vá cuidar de seus bandidos de estimação! E apresente as provas para o juizeco lesa-pátria moro!

    Paulo em 07/04/2018 - 16h49 comentou:

    Babaca vai comentar no UOL.

    Cristina Silveira em 07/04/2018 - 18h19 comentou:

    A Cynara é uma grande jornalista. Se vc não concorda com a linha de pensamento do blog é sáo cair fora. Para mim vc é persona não grata aqui. E respeite a Cynara, ela está no lugar de fala criado por ela e abençoado por nós.

Michael Freitas em 05/04/2018 - 01h00 comentou:

Cynara, você omite fatos quando alega que a Ministra Carmen Lúcia negou o pedido de defesa de Lula. TODOS os ministros negaram o pleito da defesa, inclusive aqueles que votaram pelo deferimento do HC, uma vez que o caso utilizado por analogia pelo advogado não se encaixava com caso em tela. Inclusive, por liberalidade e a fim de afastar controvérsias como esta, a Ministra colocou para votação se deveria votar ou não. Por obviedade jurídica todos votaram para que ela se manifestasse, diante do fato de, reitero, o caso utilizado como analogia pelo advogado não se aplicava ao caso concreto. A publicação de meias verdades vai de encontro àquilo que a mídia independente prega. Boa noite.

Responder

    Michael em 06/04/2018 - 13h33 comentou:

    Jogo de palavras. Se a Ministra negou o pedido de habeas corpus, ela negou o pedido da defesa. Ponto. Nenhuma incorreção aí. Se você preza pela independência da mídia independente, deveria evitar tentar desmoralizá-la criando factóides.

    Julia em 06/04/2018 - 15h27 comentou:

    Interessante que antes da lava a jato, presidente do Supremo não tinha voto em caso de empate nas questões ref. às cláusula pétreas, de repente, no auge da euforia patriotesca da nefasta operação contra a (sic)corrupção(sic), esse tal voto de minerva foi permitido. Antes, em caso de empate, o paciente era favorecido. Coincidência ou não, na vez do aécio o voto foi favorável.

Oli em 05/04/2018 - 01h01 comentou:

Rectius, o Brasil vive em estado de exceção desde que o pseudo-constitucionalista Rui Barbosa decretou o exílio de um brasileiro culto, honesto, apaixonado pelo país e aclamado pelo Povo, Dom Pedro II. Desde então só baratas no Poder. Quanto mais ignorante e corrupto, mais chances de se tornar autoridade pública. Mas, eis que a verdade tarda mas não falha em transbordar. Logo logo além da esquerda radical assumida irá pra latrina a maquiada, da aristocracia corrupta e promíscua exploradora do Estado. Voilá!

Responder

    Sergio em 06/04/2018 - 10h43 comentou:

    A longa viagem ao Egito, entre outras, causou mal-estar no Brasil e rendeu caricaturas do imperador, pois o período era de grande agitação política e as décadas de 1870 e 1880 prometiam grandes modificações ao Estado Brasileiro (que finalmente se tornaria uma república em 1889).

    Entre as questões inquietantes, encontram-se o recente fim da Guerra do Paraguai (1864–1870), os fervorosos debates abolicionistas, a conciliadora política nacional de Pedro II e a própria continuidade ou não do império.

    Diz-se que o imperador era um homem de infinitos desejos, mas que nenhum se familiarizava com o serviço burocrático de monarca. Sempre concentrado em suas leituras, observações e escritos, o imperador do Brasil parecia não cultivar grande paixão pelas rédeas do governo imperial.

sergio carlos em 05/04/2018 - 02h42 comentou:

Verdade. VAI SER LIVRE LULA QUE VC MERECE. POR OUTRO LADO ESTE POVO E ESTE PAÍS NÃO TE MERECEM.

Responder

    Maria de lourdes em 05/04/2018 - 23h04 comentou:

    Subscrevo. Lula é perseguido politico deve procurar asilo.

Andreia em 05/04/2018 - 04h36 comentou:

Meu querido Presidente Luiz Inácio lula da Silva, asile-se, nós brasileiros de bem lutaremos por ti!!!

Responder

    Sergio Souza em 06/04/2018 - 09h25 comentou:

    Caríssima Andreia, com todo o respeito, mas só se chegou nesse nível, justamente pela falta de luta. Lembro-me do voto da Deputada Federal Luciana Santos PC do B – PE: “Não vai ter golpe, vai ter luta”. E a esquerda tem feito tudo desde 2016, menos LUTAR!

    1) Assistimos um assessor direto do Presidente da República ser flagrado com 500 mil reais em uma mala. E não lutou!

    2) Assistimos o dono da OAS acusar Lula. E não se lutou!

    3) Assistimos o fatídico power point acusando Lula de ser o chefe de uma organização criminosa. E não se lutou!

    4) Lula foi denunciado pelo Ministério Público. E não se lutou!

    5) Lula foi à Curitiba para depor. E não se lutou!

    6) Lula foi condenado. E não se lutou!

    7) Em tempo recorde, a segunda instância julga os recursos de Lula. E não se lutou!

    8) A segunda instância aumentou a pena de Lula. E não se lutou!

    9) A Rede Globo “caga” em nossas cabeças. E não se luta!

    10) Lula pode ser preso hoje. Que garantias haverá de luta?

    Em suma, a esquerda não luta! Estamos mais preocupados em responder os Bolso Minions do que me lutar. A grande mídia e o grande poder econômico dá de goleada na gente.

    Se na primeira delação premiada tivéssemos mobilizado milhões, nada disso estaria acontecendo. Eles avançaram porque viram que o povo não tem mais disposição de ir às ruas. Então se sentiram livres e trataram Lula como qualquer um de nós!

    Que nos sirva de aprendizado!

Severa Carmo em 05/04/2018 - 05h21 comentou:

Atitude intelligente. Portugal neste momento. Muito Bom pais.

Responder

Maria do Socorro da em 05/04/2018 - 05h31 comentou:

Acho que Lula não deve aceitar a prisão, deve pedir asilo político, a situação do Brasil é preocupante a ditadura se instalou e o poder judiciário e a mídia estão manipulando a população. O pobre nesse país não vai ter vez.

Responder

marcelo em 05/04/2018 - 09h14 comentou:

Infelizmente, nós já estamos numa ditadura desde 2016, uma ditadura que tem o maior projeto de miséria da história da humanidade, teremos no mínimo uns dez anos de sofrimento, já estamos no segundo….O regime Ditatorial endureceu…..

Responder

Marcelo em 05/04/2018 - 09h25 comentou:

Texto inspirado e inspirador. Faço a ressalva de que para nós, de esquerda, falta ainda o mea culpa do partido dos trabalhadores e do próprio Lula, quando encabeçou a injustificável opção conservadora. Inevitável dizer que colheu o que plantou.

Responder

    Sergio Souza em 06/04/2018 - 09h38 comentou:

    Perfeito Marcelo. Ontem fazia essa reflexão: 13 anos de governo petista, governo de esquerda e em nenhum desses anos a Rede Globo foi incomodada. Gente que nunca imaginávamos fazer parte de cargos num governo de esquerda, ocupou ministérios. Escolher Michel Temer ara Vice? Ser aliado de Eunício Oliveira ou Renan Calheiros. É você cuspir para cima! Cai na sua cara!

Aline em 05/04/2018 - 09h43 comentou:

Eu queria que ele fizesse isso mesmo, mas acho que não vai… Dia triste e esquisito, hoje.

Responder

Sergio Souza em 05/04/2018 - 10h11 comentou:

Lula não será preso! Ontem, foi presente para a imprensa. Virão os julgamentos dos ADCs (Ações Declaratórias de Constitucionalidade).

O Artigo 5º da Constituição, só prevê a execução da pena depois do trânsito em julgado, Lula se PRESO? Será SOLTO! Assim como Sérgio Cabral, Eduardo Cunha, José Dirceu, Geddel Vieira Lima… E tantos outros que poderão ser também presos. Se é justo isso ou injusto? Não interessa! É a lei! E Cumpra-se a constituição!

Por outro lado, não é pelo Lula, é porque interessa outros poderosos a quem a Lava Jato somente sopra, não bate! Por causa desses, e da pressão desses, é que Lula será solto! Para que não se prendam os demais! Lula é só uma vítima expiatória!

Responder

    Julia em 06/04/2018 - 15h32 comentou:

    Que é isso? Tucano engaiolado é crime ambiental e moro respeita essa lei.

    Paulo em 07/04/2018 - 16h51 comentou:

    Carminha não vai deixar que os ADC’s vão a julgamento, pelo menos não agora, talvez quando algum amigo dela precise.

DENIS DIAS em 05/04/2018 - 10h23 comentou:

“Quem é de esquerda e não se revolta contra essa prisão atenta contra seu próprio futuro.”
Sem mais. Já diz muito.

Responder

ANDRE MACHADO DO NASCIMENTO em 05/04/2018 - 10h59 comentou:

Sou estudante de Direito, esta sendo difícil estudar com todas essas atrocidades que estão acontecendo, a cada dia nossa CONSTITUIÇÃO esta sendo rasga folha por folha, chegaremos um dia que será lembrada só nos livros. Muito triste!!!

Responder

Sambaú em 05/04/2018 - 11h12 comentou:

Bravo!!! Vamos à luta…

Responder

Iraci em 05/04/2018 - 11h24 comentou:

Vai ser livre Lula ,o Brasil não te merece .

Responder

Mauro Roberto em 05/04/2018 - 11h40 comentou:

Concordo plenamente. Para lutar tem que estar livre e vivo.

Responder

Gustavo Horta em 05/04/2018 - 11h49 comentou:

A DIREITA PODE SE REGOZIJAR, POR ENQUANTO.
> https://gustavohorta.wordpress.com/2018/04/05/a-direita-pode-se-regozijar-por-enquanto/

A DIREITA PODE SE REGOZIJAR, POR ENQUANTO.

… …Finalmente, com Supremo, com tudo, com ameaça das baionetas na véspera, com a permanente chantagem midiática, com a covardia de tantos de nós, Lula também terá o seu ânus, já todo esculhambado e arregaçado por tantos anos de luta pela nação, exposto em praça pública, de forma análoga a que foram expostos os pedaços do corpo de Tiradentes e sua cabeça no alto do poste central de Vila Rica.

Os restos de Lula serão expostos na rede de grande audiência nacional. E a nossa vergonha exposta internacionalmente, fortalecendo as convicções de que somos o povo mais trouxa e idiota do mundo. Dominaram o nosso país com um golpe canalha em 2016 sem ter que usar nem uma arma, nem um tirinho de merda. Deixaram tudo por nossa conta. Morte coletiva. Suicídio coletivo de uma nação. … …
….
#SOMOSMUITOS e somos fracos?
#SOMOSMAIORIA e somos apenas bundões?

Responder

Gustavo Horta em 05/04/2018 - 11h53 comentou:

Escrevi sobre isso não faz muito tempo:

LULA, SE MANDA. MANDA TODOS NÓS À MERDA. NÓS NÃO MERECEMOS VOCÊ.
> https://gustavohorta.wordpress.com/2018/01/27/lula-se-manda-manda-todos-nos-a-merda-nos-nao-merecemos-voce/

…LULA, SE MANDA!!!
E MANDA TODOS NÓS À MERDA!
SE MANDA, COMPANHEIRO. SE MANDA!!!

Vivemos sob a nova lei.
A nova lei dos sem lei.
Lei não há.
Assim é que o sistema aprova.
Assim escolheram as elites.
Bacanal, orgia, suruba, farra sem fim.
Na suruba as escolhas não são muitas.
Ou se é passivo ou se é ativo. Ou ambos.
Escrachados, esculachados, esculhambados, arregaçados… …

Responder

Darlan de Oliveira Rodrigues em 05/04/2018 - 12h00 comentou:

Quem o Lula apoiar o povo vota com certeza se ele apoiar um cachorro eu voto

Responder

    Roberta Gomes em 06/04/2018 - 07h42 comentou:

    Muito bem … Você tirou as palavras do meu teclado… 👏👏👏

NIVALDO em 05/04/2018 - 12h22 comentou:

Asilo politico imediato para livrar Lula da prisão infame dos golpistas e para repercutir o caso internacionalmente. Portugal e muitos outros paises o receberiam de braços abertos!

Responder

Severino Isidoro Fernandes Guedes em 05/04/2018 - 12h31 comentou:

Temo que Lula não aceitará a estratégia política do asilo político e preferirá a do mártir preso e injustiçado. Só que diferentemente de Mandela e Gandhi, que foram encarcerados jovens, mas ainda a tempo de voltarem para organizar o povo contra as forças opressoras de seus países, Lula sairá da cadeia (se de lá sair, e se vivo sair), velho e alquebrado, sem forças para liderar resistência alguma. É o tipo de estratégia suicida que colocará a esquerda ainda mais na defensiva e não surtirá efeito prático algum. Será pura loucura…

Responder

    Paulo em 07/04/2018 - 16h55 comentou:

    Concordo totalmente, deve estar sendo muito mal assessorado.

ari em 05/04/2018 - 12h42 comentou:

A quem serve a prisão do Lula? Até onde consigo enxergar, apenas aos inimigos do povo, ao latifúndio, ao rentismo, a nossa burguesia, enfim, aos inimigos do Brasil e dos brasileiros
Sou nordestino e vivo no sertão baiano. Como povo, temos um exacerbado senso de honra e coragem físita é a virtude magna para nós. É nosso o ditado “homem não se bate, se mata”. Fico na dúvida se o Lula não está sendo nordestino demais.
Lula tem que deixar o país imediatamente, ontem, entre outros motivos, pelo lado humano de uma pessoa que tem sido perseguida impiedosamente, ele e os seus. Sem dúvidas, fica bem numa biografia post mortem falar do “seu sacrifício pela pátria”. Mas, e daí? Creio que fora do Brasil, em um país que lhe dê liberdade de movimento, o Lula será muito mais útil do que numa prisão, inclusive podendo denunciar, com o peso do seu prestígio, o que acontece entre nós.
Outros processos virão e certamente ele terminará seus dias numa prisão.
Grandes líderes políticos, inclusive papas, viveram no exílio: Lenin, Trotsky, Brizola, Prestes, Miguel Arraes, entre tantos e, em absolutamente nada, o exílio manchou suas biografias. Pelo contrário, vários deles, mesmo vivendo fora da pátria, não diminuíram suas atividades políticas, tornando-se posteriormente peças fundamentais nas mudanças ocorridas em seus países
Na luta de classes, não há que pensar em piedade. Como aliás o fazem nossos inimigos. Eles não darão trégua. O judiciário – sobretudo o STF – vive um de seus momentos de miséria, mais comuns em sua história do que se pensa. E passando por cima de um princípio elementar na guerra, podemos ver hoje na rede a milícia dos cães raivosos tripudiando sobre os vencidos da hora

Responder

Roberto Jorosil em 05/04/2018 - 12h47 comentou:

Eu concordo que não há futuro pro Lula no Brasil.
A elite, militar, midiática e oligárquica pública estão se vingando, covardente, do presidente Lula.
Então pela sua idade e por tudo que já passou deveria descansar em outro país.

Responder

Eduardo Vasconcellos em 05/04/2018 - 12h50 comentou:

Brilhante texto para quem sabe ler.

Responder

Vângela Maria Cardoso de Brito em 05/04/2018 - 12h50 comentou:

“Vai ser livre, Lula. Você merece”.
Não entregue seu corpo aos urubus. Procure sim, um país com um governo democrático.
Deus te guarde, te proteja, te ilumine os pensamentos e aqui no Brasil tem muitos que te amam, e viva para esses.
Não desista desses que tanto precisam de você, companheiro !

Responder

Margarida Paredes em 05/04/2018 - 13h09 comentou:

Que Lula venha para Portugal que será muito bem recebido, com honras de Estado como tem Direito.

Responder

Sergio Souza em 05/04/2018 - 13h32 comentou:

Bom comentário do Paulo Henrique Amorim: Dilma e Cardozo algemaram o Lula no STF

https://www.conversaafiada.com.br/politica/podcast-pha-dilma-e-cardozo-algemaram-o-lula-no-stf

Responder

Nelo de Carvalho em 05/04/2018 - 14h10 comentou:

Concordo! A Lava-Jato contra Lula foi um processo político, e de forma política a Esquerda tem que agir e lutar até as últimas consequências. Estamos no início da Batalha.

Responder

JOÃO DAMÁSIO em 05/04/2018 - 14h39 comentou:

Ele tem esse direito de se proteger. O fardo é muito pesado. Mas a direita tinha isso como parte do plano, pois impede sua candidatura. Na verdade os EUA não aceitam outro governo de esquerda aquí e até o exército já está sinalizando que estão prontos para repetir 64 a mando do Tiozão do Norte de novo. A esquerda tem que se unir conscientemente para tentar achar a saída. Não pode deixar tudo por conta dele, estratégia e condução da luta. Penso que é infantilidade achar que se ele indicar outro candidato, se o mesmo decolar e ganhar irá tomar posse. Os generais já estão sinalizando que estão prontos para transformar o golpe paraguaio em golpe militar. A antecipação da pauta feita pelos três porquinhos não foi mero acerto entre os três, seguiram ordens explícitas provavelmente vindas de fora. E as andanças da Carmen? E a tranquilidade do Temer? É tudo muito suspeito.

Responder

Mari em 05/04/2018 - 15h04 comentou:

Eu estou nos 2 extremos. Sou petista filiada e crente.
Ideia sensacional!
A Bíblia diz q todas as coisas colaboram pro bem dos q amam a Deus e q devemos dar graças em tudo. Espero q Lula vá pra Portugal, q o admira e respeita ou pros EUA e aprenda a falar inglês como ninguém e q ganhe muito dando palestras. As males q vêm para o bem. Ganha Lula. Perde o Brasil.
Q Lula estudo por lá, pra tapar a boca dos preconceituosos. Estudar é bom. Q se forme em Ciências Sociais, Direito, Economia, História e q aprenda a falar inglês como ninguém. Seria um tapa com luva de pelica.

Responder

Múcia Teixeira Batista em 05/04/2018 - 15h24 comentou:

Meu querido presidente, tudo que tenho a lhe agradecer não caberia em uma mensagem que para tanto se tornaria ilegível, tamanha fosse, pois conheci o país de antes e o de depois da vossa passagem por nós. Digo que sinta_se desobrigado de gastar seus preciosos dias recluso em um país que não lhe respeita, mesmo sendo formado em maioria por um povo que tanto te ama. O mundo precisa de homens raros, vá ao mundo e diga o que se passa aqui conosco. Denuncie o que se dará com os pobres, com os recursos naturais de nossa pátria, com os bens de nossas instituições e faça esses canalhas serem reconhecidos por aí a fora como os canalhas que sempre foram. Quem sabe um dia …

Responder

LUIZ FERNANDO LEIVAS em 05/04/2018 - 16h18 comentou:

Um homem não teme a Justiça, nem dela foge. Mas um Líder não se deixa prender.
Eis que a Ditadura mostra as unhas. O General está só esperando as ordens. E os quartéis já devem estar em pleno preparo, com sacos VO’s cheios e amarrados, para irem às ruas e se deslocar pelas estradas do País. O Golpe está dado, e agora entra em cena o ‘carrasco’. A mídia, o judiciário brasileiro, a Polícia Federal, a oposição fascista, junto com a justiça americana, FBI, CIA, DEA e cia., já fizeram seu papel. Agora se ouve o som retumbante dos coturnos de novo. Os Gorilas estão chegando. Estão pertos… Diante deles apenas o STF. Dona Rosa Weber… Uma mulher de valor ou alguém submisso às pressões?
É cômica a vida nacional. Dizer que há alguns anos atrás, éramos a sensação do mundo, pela inclusão social, pela democracia pujante e pelo crescimento e geração de empregos. Não éramos mais um país de fome. Éramos um país respeitado e protagonista nos principais fóruns políticos e econômicos do mundo.
Escrevi em 31 de janeiro, e anteriormente, também já tinha comentado, sobre a situação de Lula. Comparei no dia 31, Lula a Jango (João Goulart). E disse que Lula, tal qual, Jango, deveria tomar a decisão: ou aceita o jogo institucional – que o levará para a prisão – ou se vai para a ‘guerra’, para o enfrentamento.
Jango para assumir a Presidência, após a renúncia de Jânio, preferiu aceitar o jogo supostamente democrático, ao enfrentamento com os militares, aceitou o Parlamentarismo. O Presidente João Goulart foi deposto pelo golpe de 1964, e acabou morrendo no exílio anos mais tarde.
Naquela ocasião, o Brasil tinha um grande líder popular, embora regional, mas que teve papel extraordinário naquela ocasião, mudando a história do Brasil naquele momento. Brizola. Foi ele que disse: – Não daremos o primeiro tiro, mas o segundo e o último. Em reação aos militares que não aceitavam a posse de Jango que estava no exterior.
Lula não tem um Brizola. Está só. Que falta faz um personagem desta envergadura há poucas horas de um golpe militar, escancarado e anunciado pelo noticiário de TV. Não será uma surpresa, como 1964. Vai ser agora, acompanhado minuto a minuto, nestes tempos de internet e de redes sociais. Muito melhor, evidente.
Que falta faz um Brizola neste momento em que os que estão a espernear, falam de flores, e agem cuidadosos, estéticos, republicanos, com quem lhes chicoteia o lombo a relho, atira ovos e pedras e até uns ‘pipocos’ de bala. E assim estarão quando o camburão dos ‘home’ bater à porta. É o republicanismo do PT e sua ingenuidade, representada pela imbecilidade de José Eduardo Cardos, o Zé da Justiça.
Afirmei que a decisão de Lula deveria ser aquela a qual fosse possível ele se tornar comandante do processo que está por vir. E que independente de ser candidato na eleição de 2018, esta tem de ser vencida por uma candidatura do campo democrático e de esquerda.
E por fim, afirmei que Lula não poderia ser preso. Pois preso, não serviria para nada. Seria destruído. Ao contrário, Lula deveria sublevar-se, pois diante de tamanha perseguição e injustiça, não caberia alternativa a não ser solicitar asilo em outro país. Pois, na Justiça até o presente momento, não logrou êxito, a não ser o adiamento do julgamento de seu Habeas Corpus. Tomara que o STF confirme, hoje, sua liberdade, e que ele possa continuar se defendendo depois no STJ, de um processo vergonhoso. Tão vergonhoso que deve o mesmo ser anulado, tal o seu despautério. E assim, ser candidato e vencer.
Não sabemos o que vai acontecer nas próximas horas. É que agora, não são mais os repórteres da TV Globo e da Folha, nem os juízes e promotores, com seus altos salários, a reivindicar a prisão do Lula. São, também, os Generais… Não sei se dona Rosa Weber resistirá.
Eis o STF, fruto do republicanismo do PT. Que para ser aceito nos salões paulistas aceitou colocar no STF ‘os de carreira’ – meritocracia – e não homens e mulheres (juristas, advogados, juízes e promotores) comprometidos com o Brasil e o futuro das nossas gerações; sensíveis ao sofrimento do povo que se libertou da fome, com Lula; dando os primeiros passos à cidadania, num país de brutal desigualdade social e econômica.
Não, os republicanos petistas não indicariam esses, mas gente que é hipócrita e se agarra a letra fria da Lei e lava as mãos diante do que é justo. Praticando a justiça do forte contra o fraco. Pois estes, não querem entrar em conflito com a classe que representam. Como ficariam no próximo encontro, naquele clube, diante dos emplumados que os ovacionam e puxam-lhes o saco? Não defendem a justiça, o que é correto, mas a burguesia (sei que os republicanos do PT não gostam destes termos, digamos, socialistas e marxistas, totalmente obsoletos, mas o faço para provocar) para a qual são verdadeiros capachos. Não são juízes.
Sempre defendi o asilo político para Lula (caso venha ser decretada sua prisão). E novamente o afirmo. E quando deve ser executada tal ação? Ora, vamos a Brizola novamente. Ele afirmou que herói são aqueles que não conseguiram escapar das prisões e da tortura. Assim, é nesta ocasião, quando não resta outra saída, quando a nossa vida corre perigo é que tal atitude deve ser tomada. Quando ocorre um golpe, onde as instituições não são mais capazes de garantir o Estado de Direito e a proteção da Lei. É a hora de sair.
Lula não quer isso. Lula já tomou sua decisão. Lula está fazendo o jogo certo. Eu sei disso, e concordo com isso, assim faria se tivesse em situação parecida. Ou seja, deve conduzir o jogo democrático até onde for possível, mas depois não. Manteve a caravana pelo Sul, está presente em todos os atos, tudo certo. Mas se for derrotado no STF hoje, e depois amanhã (no seguimento dos processos) no STJ, inclusive podendo já está encarcerado, pois aí, neste caso, a prisão em segunda instância estaria liberada, Lula deve se sublevar-se. Não aceitar ser preso. Lula tem que entender que o ‘homem comum’ não teme a Justiça, nem a ela foge se for inocente. Mas um líder jamais deve se deixar prender. Esta é a diferença.
Lula parece que já aceita o fato de ser preso. Lula disse que não sairia do País, que não trairia o povo. E que os seus algozes se responsabilizassem por tudo o que ocorrer no País (após sua prisão). Lula também disse não abrir mão de sua candidatura e que não se comportaria igual a um menino de 16 anos querendo pegar em armas. E ao aceitar ser preso não o faz por resignação, mas por entender que preso ganhará mais força ainda. Mas e os Generais?…
Ora, Lula preso será humilhado, sua imagem destruída e esquecido. Senão morto. Os Generais… Matam. Alguns fascistas já deram uns tiros nele no Paraná, mesmo. Mas se não o matarem fisicamente (E isto não pode se refutado ingenuamente, achando que não o farão por causa da repercussão negativa. Deve-se levar em consideração que ‘Eles’ já ultrapassaram o ponto de retorno. Agora não há mais do que se envergonhar. Se é que se envergonharam em algum momento. Só o PT republicano não entendeu ainda e não aceita a realidade), o Golpe o deixará preso para soltá-lo, se for o caso, depois da eleição, se esta ainda acontecer.
Penso que hoje no final do dia teremos a certeza de que esta eleição poderá não ocorrer mesmo. A proposta de troca dos golpistas será: agora vai ser Lula preso; se não, não tem eleição.
Penso que Lula no asilo (se, e somente se, lhe for dado à ordem de prisão) poderá liderar a retomada do Estado de Direito, preso não. A vitória eleitoral da esquerda em 2018 depende mais de sua liberdade do que estar trancafiado. A retomada do crescimento, da soberania nacional – restituindo o Pré-Sal, que é do povo brasileiro, como patrimônio da nação, desfazer as reformas de Temer dependem dessa vitória em 2018.
Pedir asilo não é fugir e trair o povo. Ao contrário, é estar ao seu lado. Defendendo seus interesses. Sublevando-se e os enfrentando, dizendo que não aceita a injustiça, esta é a resposta correta, e não a resignação de uma cela de prisão, cujas horas consomem o espírito e o físico de um homem de mais de 70 anos.
Lula preso vai açodar o Golpe. Haverá reação popular sim, e esta será esmagada. Gente presa e morta. O PT vai se dividir e talvez deixe de existir. É que os republicanos vão, junto com o Zé da Justiça, fundar um novo partido de esquerda, limpinho e cheiroso, para poder frequentar os salões paulistas, sem os erros do PT cometidos até então.
Preso, Lula pode provocar o caos social que ele não deseja. É pior esta situação, de caos ‘incontrolável’, do que se ele mesmo decidisse ir para um estado do nordeste, e arregimentando forças, fechasse as fronteiras. E criasse o Brasil do Norte, numa hipótese fantasiosa, mas certamente mais plausível.
O caos é o caos. Desordem. Só que a desordem favorecesse ao golpe. Pois é mais fácil de combater do que se fosse um movimento organizado e forte. Aí, neste caso, frente a um adversário (o povo) organizado, os milicos e os setores golpistas, diante de tal reação, recuassem como recuaram diante de Brizola. Mas Lula decidiu que prefere a cadeia e todas as suas consequências: mortes, torturas, mais prisões de petistas, destruição do maior partido de centro-esquerda do mundo, etc., etc., etc… Lula cansou também, como Jesus na cruz. “Tenho Sede”…
Mas reafirmo de forma clara. Lula somente poderia solicitar asilo quando todas as possibilidades de mantê-lo livre fossem esgotadas. É dessa forma que sempre defendi o asilo político. É para evitar a sua prisão. Não para ocorrer a qualquer tempo. Mas como forma de sobrevivência política, em caso de necessidade absoluta. A prisão é a morte de Lula, do povo e do PT. E assim, sempre diante de uma possibilidade de prisão alertei para a possibilidade de pedir asilo. Lá, ainda, não condução coercitiva para depor no aeroporto em São Paulo.
Na prisão, Lula vai mofar, e o que vem depois será pior. A destruição do País ocorrerá. Pela força das armas ou do dinheiro. A destruição, mesmo a imposta pela força das armas não atinge aos golpistas, ao contrário os protege e os alimenta. O que os coloca nas cordas é a democracia, e a possibilidade de troca através do voto, e deles responderem aos seus processos. Isto é assustador para esta gente.
Mas ditadura, povo levando bordoada, exército nas ruas. Gente pobre e negra, sendo morta e empilhada nas cadeias, tortura e morte, é música para os ouvidos da burguesia. Quando o sangue corre nas ruas é hora de ganhar dinheiro, sempre foi assim. Não será diferente agora. O asilo político é o Contragolpe ao Golpe.
Lula não sendo preso e liderando de fora, com apoio da comunidade internacional, que ele tem. Mantém a possibilidade de vitória das esquerdas nas eleições. Assegurando a retomada de um projeto de inclusão social com crescimento e desenvolvimento econômico e social. Neste cenário Lula organizaria sua volta triunfal, para ser eleito novamente (em 2022, por que não?) pelo povo e tendo a garantia de julgamento honesto de todo e qualquer processo ou ser anistiado totalmente. Tudo ai depender da luta que virá. Da situação política no futuro.
Se o STF aprovar seu HC, tudo volta a serem flores, como nestes dias de páscoa em que pudemos relaxar e não ficar preocupados em receber uma notícia de seu assassinato no Paraná, mas tudo momentaneamente… Lula teria mais um adversário, além de Fux do TSE, as Forças Armadas. Que também não o querem, ao menos é o que parece.
Por último.
Sobre a candidatura de Lula não há o que discutir, mas sobre sua proteção, sim. Neste caso o partido deve ir além do Estatuto. Lula é livre e pode ir a qualquer lugar. Mas se Lula é responsável pela grandeza do PT, logo, o Partido, no mínimo, deve proteger ele, para garantir a sua liberdade. Se for preciso, com a própria vida de seus militantes.
Assim caberá ao Partido, tão logo, seja dada a infame ordem de prisão (Se isso ocorrer. É que agora tem os Generais…) do nosso querido Lula, nosso irmão e companheiro, defendê-lo a qualquer preço. A partir de então, não caberá mais a Lula decidir sobre sua vida e sua segurança. Caberá a nós decidirmos por ele. Protegendo-o e impedindo sua prisão a qualquer custo, e encaminhá-lo com segurança para outro País, amigo e aliado, para poder retornar no futuro com segurança.
Penso que Lula sairá vitorioso hoje no STF, apesar da pressão, inclusive dos generais, mas reafirmo tudo acima, se caso for dado à ordem infame de sua prisão como alternativa de ação. Vamos torcer por Dona Rosa Weber. Vou almoçar agora em seguida, e repetirei o prato, faço este sacrifício, pois no Brasil de Lula ninguém deve passar fome, para que ela vote por Lula e pelo País. E que os demais Ministros não aceitem a intervenção da ‘Força’ no STF. Comerei mais uma sobremesa por eles também.
Então, dependendo da votação, Lula poderá ser preso. Por isso, cabe ao partido a decisão final, e não a Lula se tal perigo persistir. E isso tem que ser avisado ao Lula, mais ou menos assim:
‘Se houver ordem de prisão nós te levaremos daqui. E vamos assumir o ônus de tua retirada do País perante o povo. A decisão não será tua. Diremos ao povo que mesmo decidido a te entregar aos teus algozes, nós não permitimos. Pois não haverá um Judas entre nós. Nós te protegeremos. Nós decidiremos por ti. Porque não somos milhões de Lula como tu afirmas, agora neste instante, somos apenas um, e, somente um. Somos Lula’.
VIVA O POVO BRASILEIRO!!!
VIVA O PARTIDO DOS TRABALHADORES!!!
LULA LIVRE!!!
LULA LIVRE!!!
LULA LIVRE!!!

Responder

Geraldo Galvao Filho em 05/04/2018 - 16h30 comentou:

Baiana, peço permissão para assinar em baixo, e compartilhar.

Responder

Vanderlei farias em 05/04/2018 - 16h46 comentou:

Vai lula, ser livre dessa justiça vagabunda e dessa mídia golpista.

Responder

Flavio de Oliveira Lima em 05/04/2018 - 18h19 comentou:

Concordo plenamente. Ta hora dos dirigentes do PT pouparem Lula e partirem pra luta internacional. Aqui, estamos cercados.

Responder

Sérgio Bittencourt em 05/04/2018 - 18h53 comentou:

Meu presidente, meu amigo, meu irmão se um dia puder lhe dar um abraço e lhe desejar que você seja muito feliz, Lula seu erro foi querer bem dos pobres, seu erro foi querer um país justo para todos. Infelizmente não foi justo com você! Tenho vergonha de ser brasileiro diante de uma minoria covarde. Saiba que nós trabalhadores o amamos e sabemos que sempre estaremos em seu coração. Peço que onde estiver nós estaremos com você!
Sérgio Bittencourt
Salvador- Bahia

Responder

Conceicao em 05/04/2018 - 19h21 comentou:

E pedir na Embaixada Russa, imediatamente.

Responder

Karina em 05/04/2018 - 20h18 comentou:

Concordo. Pedir asilo e rápido.

Responder

Mauricio Kotvan em 05/04/2018 - 20h26 comentou:

Lula, pedir asilo não é fugir da luta. Além de colocar o governo em uma saia justa, vai frustrar e não ser dado aos golpistas o prazer de lhe ver preso.

Responder

Weller em 05/04/2018 - 20h32 comentou:

Concordo com suas colocações. Não há a mínima garantia da integridade física do Presidente Lula, preso ou livre. Voe para a liberdade Presidente, seremos suas asas!

Responder

Sergio Domingos Vieira em 05/04/2018 - 21h33 comentou:

Belo comentário, Cynara. Infelizmente, os fascistas de sempre aparecem nos comentários. Está na hora de acertarmos conta com estes fascistas.

Responder

Blu em 05/04/2018 - 22h21 comentou:

Procurava tanto..
..achei o cerne da questão.
Cynara, vc faz bem pro meu figado.

Lula é um genio.
Predestinado.
Quem sabe.
Merece imenso respeito, como o povo do Brasil.

Tuiuti!
Manifestoches, $eu lugar é miami!
Tuiuti!
Manifestoches, $eu lugar não é aqui!

Valeu!

Responder

Thomaz Jacob em 05/04/2018 - 22h37 comentou:

Cara colega , é por ideologias que nem a sua que a União Soviética desabou, pelo amor ao Socialismo, precisamos de militantes e não conspiradores sem noção… Lula irá ser lembrado como um mártir deste século… não se esqueçam que Mandela foi venerado pelo povo quando entrou na cadeia pela postura dele e coragem e não pela covardia, a gente perdeu a batalha mas não a guerra…

Responder

Crazy-Fla em 06/04/2018 - 00h26 comentou:

Creio q Yasser Arafat eo espião russo Alexander Litvinenko foram assassinados por envenenamento pelo polônio-210, isolado na cadeia o Lula estará sujeito a isso, eles estão matando as lideranças como mataram a Marielle!!! por esse motivo acho também q o Lula deveria pedir asilo num país com governo confiável!!! os golpistas estão em guerra, não irão ceder sem luta!!!

Responder

Isaias em 06/04/2018 - 00h33 comentou:

Ah é?!… Tá bom! … Que venham com uma intervenção internacional … e você junto! Vamos ver?…
BRASIL: AME-O,OU DEIXA-O!

Responder

Ivan Vieira em 06/04/2018 - 06h17 comentou:

Totalmente de acordo! Não houve justiça! Houve injustiça! É ser muito ingênuo, como tem sido a esquerda até hoje, tentando agir na legalidade! É se colocar nas mãos dos seus algozes! Estes que ai estão não tem a menor decência/idoneidade. Assistimos a toda sorte de descalabros e artimanhas. Olhe o “julgamento” de 5 votos a 5, que poderia ter sido decidido por uma juíza (com minúscula mesmo) que diz pensar uma coisa e vota em outra, não deixando a decisão nas mãos da empregada da “Grobo” e do general. SURREAL!!

Responder

Janes Siqueira em 06/04/2018 - 09h13 comentou:

Fico sem palavras diante de tantas escritas lúcidas explicativas e amorosas dedicadas ao Lula. Li todas para me convencer que Lula deve pedir asilo político. Agradeço todas as escritas favoráveis ao Lula. Luiz Fernando Leivas: que maravilhoso texto. Foi meu convencimento total. Verdade, Lula preso pode acabar sua vida. Livre pode contribuir conosco e com o Brasil. Também concordo que o partido deve decidir soberanamente sobre essa questão.
Nada a acrescentar. Apenas que devemos mais uma ao Lula. Acompanhar a canalhice dos julgamentos ajudou a notar a fragilidade intelectual de alguns juristas e abrirmos os olhos ainda mais para a realidade atual no Brasil. Se nós juntarmos não ficaremos sós.

Responder

Rogerio D Maestri em 06/04/2018 - 13h18 comentou:

Lula não vai se exilar por um motivo simples, não há exílio para o POVO BRASILEIRO.

Responder

Elomarca Artes em 06/04/2018 - 15h44 comentou:

*** Lula… voe o mais alto que puder… vai curtir a liberdade que você merece… você já fez muito por esse País… Indique um nome .. que esses golpistas vão cair de quatro .. e você vai assistir seu indicado subir a rampa do Planalto novamente*** e nós vamos brigar muito porque você formou uma geração de jovens com muita vontade de vencer e conquistar tudo que está sendo tirado do nosso povo.. ***

Responder

Thereza Lima em 06/04/2018 - 19h16 comentou:

Lá fora, não tem rede Golpe nem o Pig filtrando notícias. No exterior, todos sabem da armação mambembe e mal feita que acusa Lula de ser comprado com coisas que não são dele, nunca foram e não estão no no me dele. Lá fora, valem provas e não convicções. Vários países podem lvê d ar asilo político, e dentro de suas embaixadas ou dentro de seus carros diplomáticos é c0mo se ele estivesse no outro país, não pode ser tocado.

Responder

Alexandre Felipe em 06/04/2018 - 21h15 comentou:

Conceder a liberdade para recorrer até a última instância a Lula não abriria um precedente perigoso para que qualquer criminoso possa protelar a prisão? Lembrando que temos Cunha, Serveró, Cabral todos na mesma situação e de tantos outros nesse país , afinal quem tem dinheiro não era punido até então afinal afirmar que justiça é pra todos é um equivoco afinal bons advogados e recorrer a última instância ainda é caro e inacessível a maioria da população, tenho um caso próximo onde um assassino matou com requinte de crueldade uma mulher e quando saiu a condenação o crime havia prescrito. Acho essa questão de provas contra políticos sempre, sempre mesmo vazias de conteúdos como por exemplo provas contra Temer e Aécio sempre são questionáveis afinal políticos são políticos a questão de Lula é muito mais complexa como tratar um homem com igualdade perante a leis ao mesmo tempo parece ser tão diferente?

Responder

Mario em 08/04/2018 - 16h06 comentou:

Sem querer ser piegas,este dia vai ser insquecível…primeiro pelo fato da maior liderança que país já teve sofrer uma humilhação daquelas. E segundo por estar ,naquele momento,cercado de pessoas pobres torcendo pela prisão de Lula. Muitas delas beneficíadas por programas sociais criados pelo PT…Fies,MCMV,bolsa família etc. Chocante e lamentável.

Responder

Dorli da Silva Ramos em 25/04/2018 - 22h52 comentou:

Morei em Santo André e trabalhava em São Bernardo.(passava à frente da sua casinha).
Deu pra viver, mas não enriqueci.
Por que eu não? Trabalhei 40 anos.(Eu quis salvar meu marido doente).
Dorli

Responder

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Politik

Contra o feminicídio, Café Tacvba não tocará mais La Ingrata, um de seus maiores…


O grupo de rock mexicano Café Tacvba anunciou esta semana que não tocará mais um de seus maiores sucessos, La Ingrata, cujo vídeo de lançamento foi considerado o melhor do ano pela MTV em 1995. A…

Politik

Aos meus leitores


Em primeiro lugar, quero agradecer a vocês pela confiança e pelo carinho. Posso dizer com toda certeza que este primeiro ano de independência do blog foi o mais gratificante da minha já longa carreira de…