Socialista Morena
Cultura

L de Lula: artistas criam “logos” para a marca registrada do candidato petista

Editor especializado em quadrinhos Rogério de Campos criou o projeto para reinventar o já célebre gesto que acompanha o país desde 1989

Caco Galhardo
Da Redação
06 de setembro de 2022, 14h26

“Fazer o L” acompanha os brasileiros há pelo menos 33 anos, quando Luiz Inácio Lula da Silva foi candidato à presidência pela primeira vez. Na alegria e na tristeza: foram três derrotas “fazendo o L” (em 1989, 1994 e 1998) até o petista finalmente chegar à vitória, em 2002. Agora, na sexta vez que Lula se lança candidato e quando o dedo polegar esticado e o indicador levantado se opõem à “arminha” do bolsonarismo, artistas resolveram reinventar o já célebre gesto.

A ideia foi do editor especializado em quadrinhos Rogério de Campos, da Veneta, que lançou o convite público com o objetivo de postar as “logos” nas redes sociais (facebook, instagram e twitter) e homenagear Lula. O primeiro a ser publicado foi o consagrado designer Rico Lins, que criou um L pixelado a partir de uma fotografia.

Rico Lins

Depois veio o premiado quadrinista João Pinheiro, indicado ao prêmio Jabuti em 2017 pela biografia em HQ da escritora Carolina Maria de Jesus, autora do clássico Quarto de Despejo. Para a “logo” de Lula, João desenhou as imagens superpostas de uma menina, casas na periferia e o L em destaque.

João Pinheiro

E o negócio não parou mais de crescer. Até agora são 60 artistas e mais de 100 desenhos, que vão sendo publicados à medida que a campanha eleitoral avança. “Acho que deu certo porque é uma proposta que, mantendo um eixo, permite diferentes abordagens por cartunistas, quadrinistas, desenhistas gráficos, artistas plásticos, fotógrafos ou qualquer um”, diz Rogério de Campos. “Uma das colaborações que mais gostei foi a de um poeta, Ademir Demarchi, que simplesmente pegou uma tira gringa e pintou de vermelho os pés de um personagem que formam um L.”

Bob Thaves e Ademir Demarchi

Nomes consagrados da HQ e do cartum nacionais, como Laerte, Marcelo Quintanilha e Marcelo D’Salete também entraamr na onda.

Laerte

Marcelo Quintanilha

Marcelo D’Salete

Rogério de Campos conta que não imaginava que ia ter tanta adesão, já que a página foi criada espontaneamente, sem nenhuma influência da campanha de Lula. “Não sei se a campanha do Lula vai usar. O L de Lula é uma campanha não requisitada, não remunerada e, por tanto, incontrolável”, diz o editor. E camisetas, vão rolar? “Não sei. Meu negócio é só colocar nas redes sociais e convidar mais desenhistas.”

“Fiz inspirada no grupo de mulheres do PT que tinha como símbolo uma bruxa na vassoura, a lua e a estrela. Quando criança ganhei um PIN com essa imagem em uma campanha e ficou marcado aqui”, explica a artista Amma sobre seu L enluarado, ao estilo da antiga série de TV A Feiticeira.

Amma

Os artistas que quiserem participar podem entrar em contato com Rogério nas páginas do projeto no instagram, twitter ou facebook. Veja abaixo mais desenhos com o L de Lula.

Gabriel Bá

Benson Chin

Osvaldo Pavanelli

Álvaro Maia

Fábio Vermelho

Ana Luiza Koehler

Gabriel Dantas

Will Rez

Daniel Og

Braza


Apoie o site

Se você não tem uma conta no PayPal, não há necessidade de se inscrever para assinar, você pode usar apenas qualquer cartão de crédito ou débito

Ou você pode ser um patrocinador com uma única contribuição:

Para quem prefere fazer depósito em conta:

Cynara Moreira Menezes
Caixa Econômica Federal
Agência: 3310
Conta: 000591852026-7
PIX: [email protected]
(4) comentários Escrever comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Socialista Morena. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie.

Bernardo Melo em 06/09/2022 - 17h46 comentou:

Maravilhas que somente Cynara soube coletar .
Lula superou ódios , revelou seu poder encantador de diálogo , marcha p libertar o Brasil do Inominável e da FOME .
CIRO GOMES resolveu fazer Haraquiri e desidratará como SAL , sobrará um pó branco Nacl , admito que a FAB não tem interesse em exportar cloreto de sódio para Espanha .
O L virou Liberdade , Esperança , Sensatez , Cultura , Amazônia , Bruno & Dom , Marielle , muitos afetos perdidos pelo Charlatão Cloroquinador, e muito mais o L agora é no Primeiro Turno .
Lancellotti ainda terá 3 Domingos p esclarecer os fiéis nas suas Santas Missas , todos louvaremos suas ações, querido padre dos humilhados .

Responder

Helio de Almeida em 07/09/2022 - 11h10 comentou:

Excelente

Responder

veranise Ferreira em 07/09/2022 - 15h06 comentou:

Cynara, você é maravilhosa mesmo. Sempre nos brindando com suas matérias que a gente só ver por aqui. Lindos desenhos. Obrigada.

Responder

Sbcomm assessoria de imprensa em 24/12/2022 - 17h55 comentou:

Acaba de sair o livro “A Voz do Gesto” (ed. Hora Pública), que conta sobre a criação do famoso gestual “L” de Lula com prefácio do presidente Lula.
O gestual “L” de Lula é marca registrada no INPI e pertence ao seu criador, o jornalista Mário Milani.

O livro teve lançamento em Curitiba e agora será lançado em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

https://www.brasildefatopr.com.br/2022/08/29/a-voz-do-gesto-semiotica-e-politica-no-livro-de-mario-milani

https://www.paranaimprensa.com.br/2022/08/jornalista-mario-milani-lanca-livro-voz.html

Responder

Deixe uma resposta

 


Mais publicações

Cultura

Dicas literárias para um Natal vermelho III


Como já é tradição, as dicas de compras de fim-de-ano do blog. Se é para consumir, consumam livros! Vejam a lista do ano passado aqui e a do retrasado, aqui. (É possível que até o Natal…

Politik

Renan ironiza: esquartejar Lula “seria melhor do que isso que estão fazendo com ele”


Em sequência de quatro tweets, senador alagoano ataca "medievalismo" e "primitivismo" dos que mantém o ex-presidente encarcerado